Como viveremos o amanhã?

SOBRE NÓS - História

Em março de 2009, um grupo de cidadãos leopoldenses iniciou uma série de reuniões com dois temas abrangentes: o bicentenário da imigração alemã no Brasil e a situação de São Leopoldo no período que antecedia este evento.

Cerca de 20 voluntários iniciaram as reuniões e a partir de 18 de setembro do mesmo ano, registrou-se a primeira reunião formal, com 16 participantes. Ao encerrar o ano de 2009, já se tinha a consciência da necessidade de formalizar este movimento, considerando a importante contribuição de São Leopoldo para a cultura rio-grandense e a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável para o futuro do Município e Região, em 3 etapas estratégicas.

 

AGENDA 2016; AGENDA 2020; e AGENDA 2024.

 

Além da fundação do Instituto, em  julho-2010, e sua legalização em setembro (CNPJ 12.605.451/0001-31) a busca de informações e conhecimento convergiu em várias as palestras e reuniões mensais destacando-se (por ordem alfabética):

“Água do Rio do Sinos e sua Gestão”

“Cuidador de Idosos – uma necessidade social”

“Exposição 1934 em São Leopoldo”

“Gestão Hospitalar – Case do Hospital Moinho de Ventos”

“Museu Histórico Visconde de São Leopoldo”

“Objetivos de Educação”

“Perspectivas de São Leopoldo”

“Projeto REVITA”

“São Leopoldo 2020”

“Segurança no Vale do Sinos”

“Tecnosinos”

 

O 1° Seminário Anual (agosto-2010) = “O Desafio do Desenvolvimento”, foi o grande evento daquele ano contando com a presença de significativos lideres empresariais e públicos, sendo seu principal palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. A sequência dos trabalhos e reuniões trouxe consigo a responsabilidade de transformação de conhecimento e habilidades dos voluntários do Instituto São Leopoldo, já agora em número  10 vezes maior que os 16 membros Inicialmente registrados em 2009,

 

O 2º Seminário Anual (setembro-2011)  = “Alternativas de Logística para São Leopoldo”, criou condições para o desenvolvimento da primeira das 3 etapas do Plano estratégico até 2024: com apresentação do conceito sobre o Aeroporto Vinte de Setembro e discussão sobre as condições de navegabilidade do Rio dos Sinos.

 

3º Seminário Anual (julho-2012) = “AGENDA 2016” realizado para a apresentação formal de 61 Propostas da AGENDA 2016 aos candidatos ao cargo de Prefeito de São Leopoldo, visando iniciar um amplo trabalho de colaboração da sociedade leopoldense para a construção de um desenvolvimento sustentável da Região e transformando São Leopoldo num centro de referência de conhecimento e inovação na América Latina, até 2024.

 

4º Seminário Anual (julho-2013) = “A Alemanha em São Leopoldo”, cujo contexto visou posicionar a contribuição das empresas de origem alemã, no ano Brasil-Alemanha, e suas relações econômicas e sociais no Município e Região, com  suas correspondentes projeções internacionais. Como consequência, uma aproximação inicial com o conceito de cidades parceiras, cuja efetividade já é uma realidade entre 9 cidades gaúchas e alemãs.

ENCONTRE-NOS

Rua Brasil , 725, Centro, São Leopoldo - RS | CEP 93010-030

Saiba como chegar